segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mãos da Terra - Feira Internacional de Artesanato - Mais Detalhes Sobre Projecto Artesanato Português no Brasil

No seguimento do post anterior (para quem não o leu, agradeço o faça agora) e tentando esclarecer melhor sobre meu projecto inicial, no que refere à mostra de artesanato e trabalhos de artesãos portugueses no Brasil, no Certame "Mãos da Terra", passo a mencionar mais precisamente sobre meu plano inicial e intenções. Mais uma vez, agradeço ainda sugestões, ideias e eventuais dúvidas com respeito à sua implementação, bem como divulgação ampla do mesmo, junto de amigos, artesãos e eventuais interessados.
1) O Certame Mãos da Terra ocorre durante o ano, e pelo período de 10 dias cada, em 4 localidades no sul do Brasil, Caxias do Sul, Itajaí, Joinville e Blumenau, iniciando-se o primeiro certame em Caxias do Sul, onde resido, em Abril de 2011, data em que pretendo precisamente iniciar a mostra portuguesa e organizar o stand até lá. Planeio ainda, fazer acompanhar essa mostra com a degustação de licores e sabores portugueses, estando essa ideia ainda no estado embrionário, mas com o intuito de atrair um maior número de visitantes ao stand de Portugal.
2) O 1º passo, já em curso, divulgação e será de contactar artesãos portugueses, e brasileiros, sondar a sua opinião a respeito, bem como a organização do Certame para saber do interesse, detalhes e custos de uma participação com artefactos portugueses e conseguir a adesão de eventuais artesãos interessados em participar.
3) Dado o gigantismo do projecto que envolveria a deslocação física de artesãos portugueses ao Brasil, mas não descartando essa possibilidade no futuro, nesta primeira fase apenas planeio expor e comercializar os seus trabalhos, numa mostra conjunta de várias peças minhas, que prepararei para a feira, e de diversos artesãos lusos predominantemente na área da Olaria, Louças Tradicionais, Peças Cerâmicas, Azulejaria, Vidros, Bijutarias, Rendas, Panos, Bordados e eventualmente Tapeçaria e Licores Tradicionais, não colocando de lado, no entanto, quaisquer outras peças e artigos caso manifesto interesse dos seus criadores. Todas as peças deverão ainda possuir o tema Portugal ou Comunidades Portuguesas na sua Alma e concepção.
4) Em colaboração com uma empresa idónea, luso-brasileira de meu conhecimento, a "Bureau Brazil" que trata precisamente, entre outras coisas, de assuntos legais e burocráticos entre os dois países, bem como transporte e logística dos mesmos, será garantido o mesmo transporte, por navio, em contentores, bem como pagamentos e transferências de verbas e custos da operação e seguros.
5) Pessoalmente arriscarei e investirei verbas próprias em alguns artefactos de minha escolha, e já que, apesar de provável, não se poderá garantir a sua venda, outras peças poderão ainda ser cobertas por eventuais "garantias bancárias" ou ainda fornecidas em consignação por alguns artesãos a próprio risco caso o desejem.
De todo o projecto, que se requer transparente, se procurarão apoios de entidades oficias, como o Consulados Portugueses (por exemplo), Associações Lusitanas nas áreas de ocorrência dos Certames, bem como de produtores Portugueses artesanais (ou não), na área de bebidas, licores, azeites, etc., e de sua evolução, será dado conhecimento constante a todos os intervenientes.
6) Retorno Financeiro. Claro que, além da divulgação, se pretende ter algum retorno financeiro com este projecto, quer pessoal meu, quer para todos os participantes. Apesar de se prever que o projecto tenha sucesso, não se poderá garantir a venda total de todos as peças a expor, seria utópico pensar dessa maneira, e essencial será obter um conjunto harmonioso de peças expostas com recurso a algum a stock de produtos e sua renovação entre os 4 Certames. Todos os custos de logística irão começar a ser analisados e detalhados a partir de agora, bem como o preço das peças propriamente ditas, reservando-me o direito de as seleccionar de acordo com esses custos e preços.
E pronto, aqui vos dou a conhecer as bases deste projecto, ficando pois a aguardar a vossa colaboração directa ou participando na sua melhoria até à sua concretização final.
Poderão clicar nas fotos e links anexos para acompanhamento de certames anteriores e vídeo abaixo clique em play.
(Vamos Colocar PORTUGAL nessa lista de países?)

17 comentários:

Alessandra disse...

Olá José tudo bem vim fazer uma visita, espero que de tudo certo com seus planos parece muito interessante boa sorte
até mais

José Maria Lobato disse...

Alessandra,,, obrigado pelo apoio e incentivas palavras!!! Abraço, Zé Maria

Anónimo disse...

Oi Zé!
Gostei muito do projeto e da forma clara como vc explicou.
Desejo todo sucesso do mundo para o projeto.
Gostaria de te falar que a proposta que vc fez lá no Aventurinhando foi recebida com muita alegria. Em breve entraremos em contato.
Bjs.

Graça Pereira disse...

Olá José
O projecto está perfeitamente explícito e acessível a todos. Para além dos consulados poderias contactar as companhias do vinho do porto sediadas aqui mesmo no Porto...Vou pensar o que mais se poderá fazer.
Um beijo grande
Graça

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Oi José...
Já é a segunda vez que venho aqui, da primeira não consegui deixar o comentário e nem ser seguidora(minha internet é péssima!), mas vou tentando...
Em resposta ao comentário que deixou em meu blog...as Zamioculcas não podem ser expostas ao sol, suas folhas ficariam todas queimadas...embora sejam de origem africana, não suportam raios solares.
Li sobre 'A feira internacional', e te dou todo o apoio para que consiga realizar este projeto, se quiser posso até divulgar em meu blog...minha família toda é portuguesa, e ficaria orgulhosa de ver o artesanato da amada terrinha tão bem divulgado no Brasil.
Abraço.

Maria Boneca Ateliê disse...

Olá José, Passei para agradecer a visita lá no blog e para conferir o teu projeto, achei muitissimo interessante, diferente e acho que poderá dar super certo!!!! É de iniciativas assim que a arte e o artesanato precisam. Um abraço e conte com o nosso apoio!
Carla

Carla disse...

Uau que mega projecto, haja gente com iniciativa, achei optima ideia esta iniciativa e desejo já todo o sucesso para o mesmo. Se puder ajudar de alguma forma, divulgando etc pode contar comigo. Beijão

Soraya disse...

Bom dia José Maria,
Li os dois post e acho com certeza de que Portugal deveria participar efetivamente deste projeto.
Me diga como posso ajudar com meu blog,espero poder colaborar.
tenho muitas amigas portuguesas que seguem meu blog,quem sabe posso entrar em contato com elas.
Aguardo retorno.
Boa semana
Soraya

Cris disse...

Olá José!

O seu projecto é ambicioso mas sem tentar nada é possivel.
Obrigada pela sua visita e acho que deve tentar.
Boa sorte e felicidades
Cristina

Faniquito disse...

Olá, José !!!

Gostei de lhe conhecer, patrício.:)

Que belo e grandioso projeto.Há que se tentar e de certeza o êxito chegará.

Boa sorte na sua empreitada.

Agradeço a sua visita

Ana

Cajas y algo mas! disse...

Nossa Zé! é um projeto enorme! daqui da Bolivia, só posso te desejar muita sorte!
abrazos
Esther

Anónimo disse...

Olá!, obrigado pela sua visita.
você tem muitos blogs e eles são tudo de bom, você vai visitar .... Uma saudação.

Karla Jeanne disse...

OI Zé!!!!!
Finalmente vim aqui te retribuir a visita né!!!!!
Mas li tudo sobre seu projeto, e confesso que fiquei impressionada com sua coragem!!! Mas só com pessoas cheias de coragem que projetos desse tamanho são realizados.
Parabéns e boa sorte, estarei torcendo por vc!
BJKS DE KARLA***

Iray disse...

Toda a semana procuro ver o que anda criando, e sempre gosto do que vejo. Eu me diverti tentando saber o título do filme; amo essas diferenças da linguagem. Quanto ao projeto, pela quantidade de pessoas que responderam interpreto como interessados em participar ou em adquirir peças do lindo artesanto português. Se você pensar no trabalhão que irá ter, certamente vai desistir. Mas, se você focar no objetivo que é a divulgação desse trabalho, certamente vai continuar. Concordo com uma de suas respostas quanto ao primeiro passo: contatar os interessados. Torço pelo sucesso desse seu projeto. Como ajuda, pensei em, como blogueiros, podemos divulgar essa sua idéia em nossos blogues num modelo como aquele selo Sunshine Award que você me ofereceu. Projete um resumindo sua idéia é nós postaremos em nossos blogues e ainda enviaremos a nossos seguidores que por sua vez, farão o mesmo. Penso que isso fará com que você conheça outros interessados. E, com sorte, chegará em mãos certas que poderão te ajudar a seguir no segundo passo. Essa foi minha primeira idéia. Abraços,
Iray

José Maria Lobato disse...

Olá a todas/os os que opinaram sobre este projecto e me estão a dar todo o apoio e incentivos à sua concretização!!!!
Agradeço e anotarei todas as sugestões, que decerto ajudaram a um melhor planeamento do mesmo, com ideias magnificas que venho recolhendo aqui. É com grata surpresa que constato que a ideia mereceu reconhecimento de quase todos que visitam aqui o meu espaço, como também vossos comentários se tornam num forte impulso para ir até ao final,,,, muito e muito obrigado e continuem comentando a respeito caso desejem ou venham a surgir novas ideias!!! Eu próprio darei conta da evolução deste projecto!!! Abraços, Zé Maria

Isaura disse...

Olá Zé maria. Parabéns pelo projecto parece-me bastante consistente.
boa sorte nos preparativos e quando precisar de divulgação é só deixar recado.
Abraço
isaura

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

 
BlogBlogs.Com.Br