quarta-feira, 21 de julho de 2010

Empadão de Carne do Churrasco

Depois do Churrasco de Domingo, e ao contrário do que se usa aqui no Rio Grande do Sul, que é fazer um "Arroz de Carreteiro" com as sobras, eu costumo preparar, em vez, este "Empadão de Carne", aproveitando todos restos de Carne desse mesmo Churrasco.
Receita "Empadão do Churrasco" (Clique "Ler Mais")

Ingredientes:
Toda a carne que sobre do Churrasco (cerca de 500 gr. Carne) ou Diversas Carnes de Gado Picadas. (Ver Post sobre Churrasco Luso-Gaúcho Abaixo)
1 Kg. de Batata
1 Cebola
5 Dentes de Alho
1 Tomate
100 gr. Manteiga
200 ml. Natas ou Creme de Leite
Azeite Português q.b.
Pimenta Preta q.b.
Noz Moscada q.b.
Sal q.b.
Gema de 1 Ovo
Preparação:
Descasque as Batatas e lave-as bem em água corrente (para retirar o amido) e leve a cozer em água e sal.
Corte em Pedaços TODA a Carne (cerca de 500 gr.) que sobrou do Churrasco e Pique no Processador. Tempere apenas com uma pitada de Pimenta, pois a Carne já estará eventualmente temperada de Sal.
Pique a Cebola e os Alhos finamente e leve a refogar num fio de Azeite e um Cubo de Manteiga. Deixe alourar e adicione 1 Tomate, igualmente picado e pelado.
Junte a Carne Picada ao refogado, deixe cozinhar por cerca de 10-15 minutos e rectifique os temperos.
Depois de Cozidas as Batatas, reduza-as a Puré bem Cremoso, no Processador ou Passador, junto com a Manteiga (75gr.), as Natas, 1 Pitada de Pimenta e a Noz Moscada.
Numa Travessa Refractária untada com Manteiga, espalhe uma camada de metade do Puré no fundo da mesma, logo após uma camada intermédia com o Refogado de Carne e uma última camada com o resto do Puré.
Espalhe uma Gema de Ovo na superfície e decore com o garfo.
Leve ao Forno Pré-aquecido a 200º e deixe Gratinar.
Sirva em porções no Prato, cobrindo com um pouco de Molho de Tomate ou Ketchup e servindo com uma Salada de Alface e Cebola temperada com Azeite, Vinagre e Oregãos.
(Clique na foto, para passo a passo fotográfico da receita)

Sem comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br