quarta-feira, 21 de julho de 2010

Churrasco Gaúcho (Preparado Por Um Portuga)

Como já mencionei em "Post" no Meu Blogue principal, aqui no Rio Grande do Sul, e para os Gaúchos, é comum o Convívio à Volta de uma Churrasqueira com um Churrasco.
Muito diferente das "Assadas" típicas Portuguesas, em que as Carnes são assadas na Grelha, no Churrasco Gaúcho as Carnes vão a Assar em "Espetos" próprios como poderão constatar das fotos anexas.
Não existe uma Receita propriamente dita para o Churrasco Gaúcho, a Simplicidade da Refeição é a Base deste prato, remontando as suas origens ao "peão", qual vaqueiro "cowboy", que andava a cavalo na lide do gado que pastava nas vastas planícies Gaúchas, Uruguaias e de parte do norte da Argentina. Como a lida do Gado afastava os Vaqueiros de casa, o jeito era fazer um "foguinho" com lenha no chão e encostar pedaços de Carne de Rés, espetados em Vara de Madeira para Assar. O tempero era apenas o Sal Grosso, e a Faca, companheira inseparável de qualquer Gaúcho era o talher único e indispensável.
(Clique "Ler Mais")
 A escolha das Carnes deverá ser criteriosa e aconselho preferência de um Açougue (Talho) tradicional, de preferência que se conheça o Açougueiro.
A Carne deve ser de cor avermelhada, puxando para o rosado, devendo ser evitadas carnes vermelho escuro, pois poderão estar queimadas pelo excesso de tempo no gelo.
Para mim, prefiro a Picanha ou o Vazio, carnes mais macias e suculentas, mas imprescindível será também uma bela de uma Costela de Novilho, sendo comum no entanto usarem-se Maminha, ou Fraldinha. Se possível, aquando da compra da Carne, enfie um dedo na dita e sinta a sua maciez.
Depois de espetada, a carne é apenas e unicamente temperada com Sal Grosso, generosamente espalhado sobre a mesma, e mais tarde batida a Peça, após assada, para retirar o excesso de sal que ainda exista na sua superfície.
Toda a técnica de espetar a Carne, como que cozendo-a ao Espeto, só se adquire após muitos "Churrascos" e observação da sua preparação.
Importante também a preparação da Churrasqueira e o acender do fogo, que poderá ser com Carvão ou Lenha e até Fogo de Chão. E leva-se a Carne a assar, lentamente sobre o fogo, girando, voltando, subindo e descendo consoante a intensidade do lume, até que fique bem assada, mas suculenta e pingando, não queimada. Depois vai-se cortando com a Faca, tiras e pedaços de carne servidos no prato dos comensais, e retornando ao fogo para mais umas viradas.
Os acompanhamentos poderão ser diversos, desde o "Coração de Galinha" no Churrasco, o

"Salsichão no Espeto" com Farinha de Mandioca, as "Batatas Assadas" no espeto e posteriormente abertas em quartos e temperadas com Sal, Azeite e Oregãos, as "Cebolas no Espeto" com Casca e temperadas como as Batatas e Saladas Diversas, de Aipim, Alface, Tomate, etc.. Tudo bem regado com uma Generosa "Caipirinha" comunitária, servida num Enorme Copo de Madeira, e claro, Vinho Tinto ou Cerveja.
É um verdadeiro "Festim", um ritual de que todos os Gaúchos se orgulham e de que eu próprio agora também faço parte e tento aprimorar a sua técnica preparando o meu próprio Churrasco Luso-Gaúcho (foto ao lado do meu Churrasquinho Básico).
Como "Uma Imagem fala mais do que Mil Palavras", fico-me por aqui na Receita de Churrasco e aconselho-vos clicarem na 1ª Foto Anexa no Topo desta "Receita" para algumas imagens que recolhi de bons Churrascos Gaúchos.
E BOM CHURRASCO!!!!!!!!!!!!!!!
(A Seguir, Receita de "Empadão do Churrasco" e em como aproveitar as Carnes que sobram do mesmo)

Sem comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br