domingo, 6 de março de 2011

Lombo de Porco Assado "Especial"

Este prato, surgido e criado no seio da minha família, qual segredo guardado nas memórias de receitas familiares, que pela sua excelência venho aqui compartilhar e divulgar convosco. Pode parecer difícil a sua elaboração mas é extremamente simples e de delicioso resultado final, se bem que algo calórico, mas que serão umas "caloriazinhas" a mais num almoço de Domingo?
Na base da sua preparação destaco 3 detalhes base importantes: A elaboração de uma Pasta que fará o tempero total da carne. A aplicação da mesma Pasta (foto ao lado) que ficará a "Marinar" por diversas horas e o processo de assar que deverá ser lento e em fogo brando.
Cá em Casa, e de novo, as cobaias foram meus sogros e a Cris, que exultaram de satisfação com o resultado final, "UMA DELÍCIA", a Carne se desfaz e ficou muito saborosa, disseram eles.
Desafio-vos pois a experimentarem esta receita e depois me dizerem sobre os resultados, se o forno for a Lenha ainda melhor. Para os amantes de sabores fortes aconselho um reforço na Pimenta e na Paprika. (Cliquem na foto para o Passo a Passo Fotográfico)
Receita "Porco Assado "Especial"" (Clique "Ler mais")

Ingredientes:
1 Lombo ou Perna de Porco com cerca de 2,5 kg.
1 Ramo Grande de Salsa.
75 gr. de Manteiga de Cozinha ou Banha.
1 Colher de Sobremesa de Paprika.
4 Dentes de Alho.
2 Colheres de Sopa de Azeite de Qualidade.
Pimenta em Grão (q.b.)
Sal Grosso (q.b.)
Preparação:
PASTA PARA BARRAR.
Coloque todos os ingredientes (excepto a carne) num recipiente e bata na "Varinha" ou "Liquificador" até obtenção de uma Pasta semi-dura.
CARNE:
Com uma Faca, abra pequenos pontos de penetração da Pasta na Carne. Barre TODA (cima, baixo e lados) a Carne com a Pasta, cubra com Papel Manteiga e deixe repousar no Frigorífico (Geladeira) cerca de 10-12 horas.
Pré aqueça o forno a 150º e baixe para 120º após colocada a Carne.
Deixe Assar MUITO lentamente em fogo brando até ficar "tostadinha", vigiando sempre de modo a não assar muito depressa. (pode demorar cerca de 2-3 horas.
Corte em Fatias e Sirva com Batatinha Frita às Rodelas (ou arroz, caso prefira) e salada, regando com o Molho no Parto, e...... Muito Bom Apetite!!!
(Nota: Poderá acompanhar a preparação das Batatas Fritas no Passo a Passo Fotográfico)

11 comentários:

Anónimo disse...

Alfa & Ômega disse...

Noooooooossaaaaaaaa! Deu até para sentir o perfume e o gosto também. Eu adoro carne de porco e faço muito aqui em casa. Meu tempero é excelente: alho socado com sal, alecrim e limão! Fica um perfume sem igual. Pois Zé, parabéns pelo prato! Meu abraço a vxc e Cris!!!
6 de Março de 2011 13:18

Adelaide Mesquita disse...

Olá Zé!
Este lombo devia estar mesmo uma delícia. Não conhecia esta pasta mas vou experimentar.
Bj
Milai

Guida Machado disse...

Olá Zé Maris,
Deve ter ficado uma delícia. Acho que vou experimentar!
Bjs,
Guida

xandartes disse...

Hum, deu agua na boca.Deve ser muito bom.Jocas

Celena disse...

Ai meu Deus!!!!! já era aminha dieta, como posso resistir a uma delicia dessas????...vou testar e te conto...bjoca.

Meninas Arteiras RP disse...

Zé, ha muito tempo que eu venho tentando responder seu coment, mas o tempo esteve contra mim... mas vamos lá!

Já que vc disse q gostou da minha caixa da matrioska, o meu desafio vai ser esse!! Um trabalho com o tema MATRIOSKA, ai o resto fica a seu criterio, vc tem muito bom gosto e tenho certeza que mais uma vez vai superar minhas expectativas!!

Ah, mas minha visita aqui hj ainda tem outra razao de ser, tem um SELINHO pra vc lah no meu blog!! Espero que te faca muito feliz, é soh um mimo mas é sinal de grande admiracao pelo seu trabalho!!!

Bjo grande e otima semana pra vc!!!

Magia da Inês disse...

Olá, amiga!
Um lindo dia!
Bom Carnaval!!!
Beijos.
♫♫.•*¨*•♫♫¸
ღ°ºBrasil♫º
♥º

- disse...

What a wonderful recipe and thanks for sharing. I'll definitely try this soon.

Marion disse...

Ih...olha aí um girassol! E muitos pequenos mais. Ficou lindo e a música ficou muito bem interpretada! Como bandeja ou quadro - vai ficar lindo!

ReCriando disse...

Oi Zé Maria!!! Muito obrigada pelas felicitações pelo dia da mulher, no meu blog!!! Adorei!!!
E adorei também essa receita que você postou... Hummmm, vou testar!!!!
Beijos!! Rê

Anónimo disse...

Obrigado pela visita!!! Há cerca de 6 anos votei no sujeito que agora tanto crítico no post...Fui um dos muitos portugueses que se enganaram. E cada vez mais desiludido com os políticos do meu (nosso) país...Uma verdadeira cambada!
Estive pertinho de ter ficado também pelo Brasil. Não me adaptei à comida daí. Sentia falta desse "Lombo de Porco Assado" e do delicioso peixe daqui...Infelizmente nunca aprendi a cozinhar e a minha companheira até acho que provavelmente cozinhava bem. Mas para o gosto brasileiro. Mas o Brasil ficou no meu coração. O povo e esse país!!!

Jorge

 
BlogBlogs.Com.Br