terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ante-Projecto Artesanato Português - Feira Internacional "Mãos da Terra" no Brasil

(Apresento as minhas desculpas pelo longo texto, mas agradecia lessem até final e dessem vossa sincera opinião a respeito)
Entre 16 e 25 de Abril passados, decorreu em Caxias do Sul, onde resido, no Centro de Eventos da Festa da Uva, a Feira Internacional de Artesanato Mãos da Terra, reunindo artesãos de 30 países, amplamente representados alguns Países Africanos, Turquia, Médio Oriente, etc., além de diversos Estados Brasileiros, de onde destaco o Artesanato de Minas, simplesmente deslumbrante, entre outros. Como não poderia deixar de ser, comparecemos, até por 3 vezes, adquirimos alguns objectos e deliciámos-nos com o excelente artesanato exposto e também com a grande afluência de público e óptima receptividade que a Feira teve. Além de Caxias, a Feira tem ainda lugar em mais 3 localidades no Sul do Brasil e estou certo que sempre com óptimas afluências e oportunidades de negócio para os artesãos como constatei.
Como a Bandeira Portuguesa fazia parte do símbolo do certame, pensei ir encontrar alguns artefactos do meu país, mas infelizmente, à parte uma pequena mostra de doçaria Portuguesa, que até era boa, tendo-me deliciado com a degustação de alguns "Pastéis de Nata", tipo "Pastéis de Belém", nada mais encontrei que referenciasse o meu País.
Mas vamos ao que interessa, e ao motivo deste "Post". Pensei colocar "mãos à obra" no que refere às "Mãos da Terra", e tentar organizar uma mostra séria do Artesanato Português em próximas feiras, já com datas marcadas para o próximo Ano de 2011 e até ainda em 2010. Tenho a certeza de que as "nossas", Louças de Barro, Cerâmicas, Galos de Barcelos, Telhas Decoradas, Cortiças, Azulejos, Tapetes, Rendas Portuguesas, etc., etc., fariam grande sucesso e se inseririam perfeitamente nas Feiras e talvez até muito mais oportunidades de negócio.
Com este intuito, venho aqui sondar a vossa opinião a respeito deste meu projecto, além de procurar apoios e interessados, claro. Aos visitantes Brasileiros, solicito me dêem a sua opinião a respeito e sobre o artesanato Português (do qual anexo algumas fotos como exemplo, que poderão ampliar numa nova janela, se clicarem nelas), e aos meus compatriotas, que manifestem eventual interesse em participarem e divulgarem suas obras por este meio. O Brasil é decerto um mercado promissor, em franco desenvolvimento, com as portas abertas ao mercado de Arte de Portugal, bem como pelo carinho que demonstram pelo povo e pelos artigos Lusitanos.
Com certeza que esta iniciativa requererá muito planeamento, garantias, logística, e estudos detalhados de custos gerais, bem como alguns apoios financeiros, de forma a consolidar o projecto e realiza-lo efectivamente, da minha parte efectuarei todos os esforços, contactos e estudos para levar adiante esta ideia e tarefa.
E vocês, qual a vossa sincera opinião e dúvidas a respeito????? Aguardo retorno e "feed-back" da vossa parte. José Maria Lobato

53 comentários:

Maria João disse...

Olá José,

Acho que sim...é um projecto interessante. Mas não tenho duvidas que ira ter muito trabalho para que possa ir para a frente com isso.Se por ventura o projecto se realizar como seria por "exemplo" a nossa participação nesses eventos com respeito aos nossos trabalhos.Como funcionaria?..Porque o Brasil não é logo aqui ao lado...não é como irmos ás nossas feiras aqui.

Beijos

Anónimo disse...

Olá José!
Considero sua iniciativa muito boa.
Gosto muito do artersanato que se faz em Portugal e tenho um grande interesse pela cultura do seu país. Não sei se vc já observou mais estou sempre divulgando a música portuguesa no meu blog pq gosto muito de vários artístas.
Bjs e boa sorte!

José Maria Lobato disse...

Maria João,,,, obrigado pelo feed-back e sua pertinente observação e eventual apoio.
Que dará muito trabalho esta tarefa, disso não tenho dúvida, mas trabalho e persistência não são coisas que me demovam ou atemorizem. Para já trata-se de um ante-projecto e o 1º passo estou dando, contactando eventuais interessados e opiniões gerais.
O Brasil, para Portugal, não é logo ali, tem razão, mas se os Portugueses aqui chegaram em Caravelas, mais fácil será agora, não acha?
Passo seguinte, será contactar o Consulado Português, no meu caso em Porto Alegre, e além de procurar apoio, saber sobre os passos burocráticos a dar para tal tarefa.
Depois, uma análise de custos, com o apoio de quem saiba sobre o assunto, logística, transporte, colocação no mercado, etc., e tenho em mente uma empresa idónea e confiável a respeito, ela também empresa luso-brasileira, o que melhora o empenho, sem duvida.
A ideia base sendo reunir vários artigos e peças de artesanato Português, necessariamente os artesãos que as produzem não terão que se deslocar aqui, mas sim fornecer as peças, o que também requererá transparência e garantias seguras para que não sejam prejudicados financeiramente.
Pouco a pouco, tenho esperança de levar em frente este projecto, importante agora ouvir pessoas como você e desenhar um roteiro conforme dúvidas e questões venham a surgir.
Ufff,,,, acho que já escrevi demais para um comentário, desculpe-me. Obrigado pela participação e volte sempre aqui, um abraço, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Fátima,,,, obrigado pela participação e apoio a este projecto. Sim, já reparei na excelente divulgação que você faz da música portuguesa no seu Blogue, infelizmente tão desconhecida aqui no Brasil, você é uma das raras excepções e de louvar seu interesse e iniciativas também!!! Agradeço ainda seu interesse e se puder divulgar sobre o assunto ficarei extremamente grato!!! Obrigado, abraço Lusitano, Zé Maria

Coisas que me deixam feliz.blogspot.com disse...

Oi José,também acho super interessante seu projeto, adoro o artesanato português, muito tempo atrás ganhei umas revistas de lá e simplesmente amei os trabalhos...bom.. quando temos um objetivo devemos ir em frente...então comece pensando em consolidar este projeto ..estarei passando aqui sempre para acompanhar.. ok? quanto a vitrificação que vc comentou do meu trabalho, é um kit com dois potes que misturamos e passamos na bandeja ou no objeto, passamos com uma luva, e deixamos o objeto colocado num lugar reto para endurecer durante 72 horas.. depois é só usar...fica bem legal...ok? bj e boa sorte,, vania

Marihelen Artesanato disse...

Olá José Maria ...
Admiro muito a sua coragem e animação em imaginar e executar uma tarefa dessas .... Acho que será um evento que poderá render bons frutos, porque o artesanato português é sempre muito bem recebido por nós brasileiros .
Precisamos mesmo fazer um intercâmbio de experiências, de materiais , de costumes e hábitos ....
Sua iniciativa é realmente encantadora !!!!
Bjus
Helena

Rosane Marega disse...

Oie José, eu adoro Portugal, estive a passeio em Lisboa e arredores e simplesmente me apaixonei por tudo ai. A sua ideia é ótima, Parabéns!

Maison da Mónica disse...

Olá José Maria.
Achei muito interessante o projecto que tens em mente.
Mas a logistica é grande.
Gostaria muito de poder ajudar.
Se precisares de algo contacta-me através do mail:monicapinhosilva@gmail.com.
Bjinhos

José Maria Lobato disse...

Vania,,, que bom você gosta do artesanato Português, afinal, em muitos detalhes, tem muita semelhanças com o artesanato brasileiro, em especial o de Minas, heranças da História decerto! Agradeço ainda o seu incentivo para que avance com este projecto, é muito bom obter energias positivas de apoio de pessoas como você, muito obrigado!
Quanto à técnica da vitrificação, recentemente adquiri o kit que refere e já apliquei em duas superfícies pequenas de 2 quadrinhos, ficou maravilhoso, e estou pronto agora para aplicar em superfícies maiores, nos tabuleiros, por exemplo, acho que ficará perfeito!!! Mais uma vez obrigado pelas dicas e pelo apoio, você é muito legal!!! Abraço, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Helena,,, palavras como as suas que nos incentivam a levar por diante nossos projectos, obrigado, cada vez sinto mais força em levar por diante esse projecto, e “os frutos” a colher serão decerto essenciais no sucesso desta ideia, já que afinal todos nos “alimentamos” desses “frutos” se bem que também servirão para alimentar o nosso “ego” e divulgar mais a cultura portuguesa por terras brasileiras!!
Bjs, e apareça sempre, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Rosane,,, que bom ouvir isso, que você gostou de Portugal!!!! Minha esposa, que é brasileira, Gaúcha, quando visitou também adorou e é uma apaixonada por coisas Lusitanas, além do marido claro, eheheheheh, mas ela adora a nossa música, a nossa culinária e nosso país!!! Agradeço suas palavras incentivadoras e espero vê-la por aqui mais vezes!!! Obrigado, abraços Lusitanos, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Mónica,,,, que bom que a minha ideia e este projecto está a ter a aceitação que eu gostaria, pelo menos até ao momento!!
Sem dúvida, a logística é grande, mas não impossível, eu vi e falei, na feira que visitei aqui, com artesãos de outros países, como Marrocos por exemplo, que estavam muito bem representados, apesar de alguns atrasos na entrega de mercadorias, e que segundo eles o negócio estava bom,,,, imagina os portugueses, que até falam a mesma língua, se não vão ter capacidade de nos organizarmos para certames idênticos aqui no Brasil??? Tenho a certeza que sim, e nada se faz sem esforço e trabalho!!!
Obrigado pela oferta de ajuda, com certeza contactarei e sinto-me lisonjeado pela mesma, aguarda minhas noticias em breve, Bjs e abraços Lusitanos, Zé Maria

cecilia.cascais disse...

Acho que sim....é um projeto interessante mas sera um projeto algo "gigante"afinal o Brasil naomé propriamente aqui ao lado,mas seia bom ver as nossas coisas por ai ,pois por cá ha muita coisa do Brasil e nao é uma «parceria igual»
A cho que deve ir em frente e fico a espera de novidades.

José Maria Lobato disse...

Cecília,,, agradeço o feed back e as cautelosas palavras, por vezes nos deixamos envolver pelo entusiasmo e não olhamos a certas dificuldades de tarefas a que nos propomos! Claro que o gigantismo deste projecto pode criar algumas dificuldades no percurso, mas o principal acho que será a adesão e vontade dos artesãos portugueses que queiram participar, porque tudo o resto decerto se acertará.
Precisamente por a parceria Luso-brasileira ser tão desigual, primeiro porque o Brasil tem 19 vezes mais habitantes que Portugal, e também pelo espírito de aventura e empreendedorismo que corre no sangue do povo brasileiro e os leva a conquistar muitos sonhos e tarefas. Mas,,,, nós portugueses, e como já disse antes, descobrimos o mundo e o Brasil em casquinhas de noz que eram nossas caravelas, essa sim uma Odisseia gigantesca, não acha?????
Vamos ver, eu estou determinado em seguir em frente e conseguir o máximo de apoio possível, dos artesãos portugueses, haja vontade!!!!
Obrigado, abraços Lusitanos, Zé Maria

Fernanda Eick disse...

Oi meu amigo!
Super legal a tua iniciativa. Assim poderemos estreitar nossos laços de amizade dando-nos a oportunidade de conhecer mais de perto a arte, cultura e o folclore desta pátria tão linda...
Eu tenho alguns amigos seguidores que tbm residem em Portugal entre tantos outros que visitam meu blog diariamente. Se me permites gostaria de postar esta tua iniciativa aqui no Tapera, para que estes tomem conhecimento e assim juntos poderemos trocar mais idéias.
Conte comigo para o que for preciso.
GDE abraço!!

José Maria Lobato disse...

Fernanda,,, que bom gostou da iniciativa, eu que agradeço a sua disponibilidade para ajuda e oferta para divulgação! Com certeza que poderá divulgar esta iniciativa, será muito bom, até porque quanto mais aderentes e feed-back ela obtenha, maiores possibilidades de sucesso terá! E a troca de ideias claro que será óptima, muitas cabeças pensam melhor que uma só!
Creio que em Porto Alegre deverão ter lugar mais feiras desse tipo do que aqui em Caxias, não? Mas esta das “Mãos da Terra” eu gostei e de que maneira, embora me tenha entristecido um pouco por não ver o artesanato Luso mais representado, mas nunca é tarde né???
Um abraço enorme, e volte sempre para me dar retorno sobre contactos e ideias que venha a ter, obrigado, Zé Maria

Unknown disse...

Olá.
Gostei da sua visita e acima de tudo achei muito interessante esta sua iniciativa.
Tudo o que possa ser feito para desenvolver o artesanato português é muito louvavél e o admiro,pois será um projeto bem arrojado.
Desejo-lhe muito sucesso nesta iniciativa e como diz o ditado "querer é puder",mas já li em algum livro que "querer não é puder,mas sim fazer".
Fico aguardando novidades.
Grato pelo trabalho que já efectou e muita sorte.
ISA

José Maria Lobato disse...

Isabel Silva,,,, obrigado pela visita e pelo ditado, realmente “querer é fazer”, e estando londe de minha terra natal, Portugal, mais vontade tenho em fazer e divulgar nossos costumes e cultura. Volte sempre e disponha deste espaço, você está em casa!!! Abraço, Zé Maria

Arte em casca de ovos disse...

Boas força no projecto eu alinho. Tem várias pessoas com ideias semelhante. Alugar uma carvela e vamos todos fazer uma feira Luso-Brasileira. Vá contando novidades. Embora eu esteja indo de feira em feira agora, mas sobrando um bocadinho de tempo eu vejo.

Carlos

Calma que estou com pressa! disse...

pois Zé- adoro gente animada assim - vem prá Lagoa santa - ve se anima o povo daqui - quando cheguei aqui estava com esta sede..mas deixe prá lá....
adorei tua ideia, tem mais é que correr atrás mesmo- se tiver uma comunidade boa de portugueses aí, que tenham algum conhecimento lá em Portugal - seria já uma grande ajuda- tem que ter o projeto em mãos com tudo direitinho, para poder pedir parceria, divulgação... e quem sabe as blogueiras portuguesas não ajudem, não conheçam alguem que já tenha uma ong, projetos e te ajude nesta empreitada - adoro os artesanatos de voc~es- as minhas amigas blogueiras de Portugal fazem muito telhas pintadas - e a maioria estão nos cursos da Maria tavares- quem sabe elas fazem uma caravana para cá -
é dificil é ! mas é prazeroso- se esta é sua meta - corre atrás mesmo, vá na camara dos vereadores, fale com os conhecidos, fale com os possiveis parceiros para sondar se eles topariam a tua ideia, mas antes vai ter que ter um belo projeto- se sabes fazer melhor- senão ajunta uma turma e forma uma sede , uma ong -
adorei a ideia - adoro gente que faz-
bjs

Graça Pereira disse...

Olá Zé
Acho uma ideia interessante...embora dificil...Aconselhava contactar as Câmaras Municipais que conhecem os vários artesãos de cada concelho com quem, por vezes, até trabalham...Expôr a ideia até aos vários canais televisivos, talvez tb interessados numa parceria...já que é uma ideia grandiosa.
Julgo ter dado algumas dicas para esse projecto que acho lindo.
bjs
Graç

Anónimo disse...

Zé,
pra visitar o blog de culinaria que eu participo é só aparecer:
http://aventurinhando.blogspot.com/
Vai ser um prazer receber sua visita.
Bjs.

Sandra disse...

Oi José,

Acho muito interessante a sua idéia. Particularmente, gosto muito do artesanato português, é muito rico e encantador. E realmente não é comum ver estas manualidades por aqui.

No que estiver ao meu alcance, pode contar comigo. Junto com outros blogueiros, posso divulgar o evento bem como nas redes sociais.

Se tiver a oportunidade, também prestigiarei o evento.

Em Brasília ocorre a Feira Internacional de Artesanato, mas ainda não tive oportunidade de conhecê-la, mas deve ser encantadora. O material de divulgação é uma boneca de madeira entalhada, gigante, colocada numa via de grande movimentação.

Vou pesquisar mais a respeito e te falo, se tiver interesse.

Um abraço.

Pedaços de Arte disse...

oLÁ zÉ, Bom dia


É uma ideia bastante interessante, e são estas ideias que o Artesanato Português precisa :)

Parabéns e que tudo corra bem :)

Isa disse...

Oi Zé,
Tudo bem? Parabéns, pela tua iniciativa e projecto. É sempre bom haver alguém que se interesse pela divulgação do Artesanato Português.
Toda a força do mundo.
Bjo
Isa

Elsa disse...

Olá Zé!
Acho esta sua ideia fantástica e ao mesmo tempo arrojada... mas é de emprendedores como tu que o mundo precisa!!
Na minha opinião é um projecto que tem pernas para andar... mesmo muito bom... mas com cautela e com todos os riscos calculados. Não será propriamente a distância o obstáculo maior, mas sim as brocracias deste nosso país.
Olha Zé... vai em frente, eu pessoalmente estarei aqui para algo que tu necessites ok??
Beijo
Elsa

José Maria Lobato disse...

Carlos,,,, obrigado pela adesão, admiro bastante seu trabalho que é precioso e muito criativo. No que refere ao meu projecto, planeio coloca-lo em prática para 2011, com inicio na 1ª feira de um ciclo de 4 que terá inicio em Abril de 2011. No que refere à organização de expositores, ainda está em estudo claro, como na realidade todo o projecto, mas a ideia será incluir vários artesãos na mesma mostra, e comercialização, reunindo assim um conjunto de artesãos e peças artesanais portuguesas num mesmo stand. Exposições individuais já será eventualmente um outro estágio a analisar mais a longo prazo, caso esta 1ª iniciativa tenha sucesso, como penso que venha a ter!!!
Manterei contacto, um abraço Lusitano, é Maria

José Maria Lobato disse...

Lu,,, obrigado pela participação e comentário neste tema, vejo que você também é uma apaixonada pelo artesanato, e que, apesar de alguns revezes que possa ter sentido, nas suas motivações relativas ao artesanato, mesmo assim continua firme e não desanima dos seus ideais, parabéns!!!
Colocar em prática o meu projecto, claro que é dificil, mas não impossivel, até porque eu não pretendo, num primeiro passo, trazer diversos artesãos ao Brasil, mas sim os seus produtos. Deslocar várias pessoas com as suas obras, esse sim seria um projecto gigantesco, que apenas terá possibilidades a mais longo prazo e caso esta 1ª iniciativa venha a ter sucesso.
Como já mencionei em comentários anteriores, a ideia será incluir trabalhos de vários artesãos no mesmo “stand” reuinindo assim um conjunto de peças artesanais portuguesas de diversos artistas, num mesmo local.
Agradeço suas dicas, e mais agradeceria ainda se divulgasse este projecto, junto dos portugueses, e não só, que visitam o seu brilhante Blogue, isso seria óptimo, por exemplo junto de suas amigas do atelier de Maria Tavares!!!
Muito obrigado, e lhe informarei sobre evolução deste projecto, caso pretenda, claro. Abraço, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Graça,,, agradeço o feed-back a este projecto, muiyo bom ouvir conselhos de uma artesã experiente como você!!!
A ideia de contactar as Câmaras, não é boa, se bem que eu esteja a viver no Brasil, e não em Portugal, mas neste mundo Global, qualquer contacto fica facilitado pelas vias disponiveis, como a Internet, por exemplo.
No que respeita aos canais televisivos, nunca tinha pensado nisso, nem chegar a esse ponto, mas quem sabe? Vou amadurecer melhor as suas dicas e pensar seriamente no assunto e em todos os apoios possiveis.
Como já mencionei em comentários anteriores, e como 1ª iniciativa, a ideia não será trazer, por agora, todos os artesãos paricipantes ao Brasil, esse sim um projecto gigantesco, mas sim incluir trabalhos de vários artesãos portugueses no mesmo “stand” reuinindo assim um conjunto de peças representativas do artesanato Luso de diversos artistas, num mesmo local.
Como o projecto Máos da Terra engloba 4 feiras, distanciadas no tempo durante 1 ano, com a duração de 10 dias cada feira, facilitará um pouco a logistica, bem como o controle do número de peças a incluir em cada exposição!!!
Mante-la-ei informada, caso o deseje, e agradeceria ainda se divulgasse este projecto, junto dos portugueses que visitam o seu brilhante Blogue, e não só, isso seria óptimo!!!
Muito obrigado, um abraço, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Fátima,,, já visitei vosso Blogue de culinária, uau, muito bom e fantástica a maneira como vocês abordam cada receita, de uma maneira simples, prática e prazeirosa. Virei fã, e quem sabe poderei contribuir para algumas das vossas receitas??? Ou até publicar algumas das vossas no meu Blogue, com os devidos créditos claro!!! Beijos e abraços, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Sandra,,, agradecido pela sua participação, dicas e apoio neste forum. Claro que agradeço antecipadamente qualquer ajuda na divulgação do projecto junto de seus amigos e amigas, nas redes sociais e Blogues. Será sem dúvida uma mais valia preciosa para que este sonho ganhe “pernas para andar” e venha a ser um sucesso. Pouco a pouco, e com as opiniões que vou reunindo, o projecto irá tomando forma mais consistente e limando arestas até que venha a ter sucesso!
Mantela-ei informada e mais uma vez obrigado pela sua colaboração! Abraços Lusitanos, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Caty, Pedaços de Arte,,, Que bom gostou da ideia, e obrigado pelo apoio! Claro que ficaria agradecido se pudesse divulgar este projecto junto de suas amigas artesãs e no seu Blogue, seria perfeito, em especial sendo você portuguesa e conhecer o meio, já que eu me encontro no Brasil há cerca de 2 anos!!!
Um abraço, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Isa,,, eu que agradeço a sua participação e intervenção nesta ideia. Obrigado pela força, e ficaria bastante agradecido se pudesse divulgar este projecto junto de suas amigas artesãs e no seu Blogue, seria perfeito, que tal???
Um abraço Lusitano, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Elsa,,, palavras como as tuas é que me levam a pensar e a ter mais força para que este projecto vá em frente, obrigado!!!!
Claro que a cautela estará sempre em mente, em especial quando envolve interesses de outras pessoas, como será o caso dos artesãos portugueses, eles decerto também afectados por uma crise em Portugal e no mundo, não querendo de modo algum afecta-los mais, antes pelo contrário!!!
As burocracias em Portugal, talvez sejam fácilmente torneadas, já que se trata de saida de produtos, e possivel entrada de verbas de divisas, mas também aqui no Brasil existem as mesmas burocracias, essas sim a contornar!!
Da tua parte, ficaria eternamente agradecido se pudesses divulgar este projecto no teu Blogue e junto dos teus amigos artesãos, que achas da ideia? Seria perfeito, para já!!!
Muito obrigado, e um abraço Lusitano, Zé Maria

Graça Pereira disse...

Olá Zé
Claro que gostarei muito de continuar a acompanhar o teu projecto. Ficarei agradecida. Neste mundo virtual, visito amigas que trabalham em artesanato e dar-les ei a direcção do teu blog para entrarem em contacto contigo.
Farei também no meu...a devida publicidade.
Bj
Graça

Ypsilon Yvone disse...

Ola José
No que estiver ao meu alcance, pode contar comigo, no minimo para divulgar os eventos, caso seja possível realizá-los por aqui.

Acho que neste caso vc. deveria procurar os consulados para saber como funcionam essas participações em feiras internacionais. As viagens são caras, e há sempre outras questões que envolvem esse tipo de feira.
Hoje tive a sorte de descobrir uma talentosa artista portuguesa que faz lindos trabalhos com rendas e croche. Divulguei no post de hoje. Veja se não é simplesmente um arraso os trabalhos dela.
Eu adoro as rendas, os bordados portugueses. Ainda não tive oportunidade de conhecer a terrinha dos meus avós, mas esta na minha lista das 10 coisas para fazer antes de morrer.
Adorei sua iniciativa e é um prazer enorme receber pessoas como você no meu blog.
Parabéns pela iniciativa e quem sabe ela torne-se em breve realidade - Realmente falta no Brasil divulgar os belos trabalhos artesanais portugueses.
Abraço e lindo final de semana

Elsa disse...

Bom dia Zé!!
Já deixei uma mensagem no meu blog a divulgar a tua ideia.
Bom fim de semana e um grande abraço para ti.
Elsa

Bianca disse...

Nossa Zé, que legal esse projeto, acho que se bem planejado tem tudo para dar certo e ser um sucesso!
Abraços

ARTLIS COUNTRY disse...

Olá José, o artesanato é bem vindo em qualquer lugar, ainda mais sendo de portugal que é muito rico nesta área.
Aqui no Brasil as coisas só funcionam bem com ampla divulgação da mídia, não tendo isso corre o risco de não ter o movimento esperado e não compensar a viagem...o ideal é ter contato com empresas especializadas na area de divulgação de eventos grandes, tem que ser a pessoa certa!
Espero que alguem possa ajudá-lo melhor,bjs

Alma Flora Sabonetes Artesanais disse...

Boa Noite

Acho sua ideia muito boa, se o projecto se realizar gostava muito de participar também mas não trabalho exactamente com artesanato típico português, trabalho com sabonetes artesanais de glicerina, de azeite e agora estou a lançar uma novidade. Mas mesmo que meu tipo de artesanato não se enquadrar no seu protejo, acho um protejo maravilhoso.

Magia da Inês disse...

Olá, amigo!
Não sou artesã... mas o que você se propõe a fazer... é tudo de bom!!!
Vá preparando seu espírito que não será nada fácil...
Sucesso!!!
Beijinhos.
Itabira
Brasil

José Maria Lobato disse...

Graça,,, agradeço a sua oferta de colaboração, muita gentileza sua!!!

José Maria Lobato disse...

Yvone (Santinha),,, bem a propósito seu comentátio, achei por bem incluir rendas portuguesas na minha lista de artesãos portugueses a procurar!!! Visitarei, e quem sabe as suas dicas darão serão providenciais??? Muito obrigado, também pelo apoio demonstrado na força de suas palavras!!!
Abraço, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Elsa,,,, muito agradecido pela tua colaboração e apoio, fiquei deveras emocionado com a tua atitude,,,, muahhh, um beijinho enorme, Zé

José Maria Lobato disse...

Bianca,,, que bom ter o seu apoio e incentivo, abraço agradecido, Zé

José Maria Lobato disse...

Lisa,,, obrigado pelo apoio e dicas!!! Na verdade, esta feira creio que se divulgará por si mesma, bastará ter o apoio da organização da mesma e conseguir encontrar artesãos portugueses dispostos a expor seus trabalhos!!! De resto, estou certo de que o artesanato português, de excelente qualidade, fará o resto em rumo ao sucesso!!! Abraço, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Alma Flora,,, muito interessante seu trabalho e vontade em participar, quem sabe? Seu material não é volumoso e creio ser simples de transportar, tuso é possivel!!! Abraço e agradecido pelo apoio manifestado ao projecto, Zé Maria

José Maria Lobato disse...

Inês,,, obrigado pelas palavras e pela esperança que você transmite em suas palavras e no seu maravilhoso Blogue!!! Beijinhos Lusitanos, Zé Maria

gatapreta artesanato disse...

OLá Zé!
Parabéns pela ideia e projecto! Será de facto uma tarefa hercúlea mas não tenho dúvidas que aliciante!
Lamento, mas não poderei participar. Tenho projectos meus para cá, pelo não tenho tempo disponível! Ainda tento respnder às encomenda a tempo!
Estarei a par de tudo, isso é certo!
Beijinhos
Cláudia

tia Ném disse...

José,
passei para conferir seu blog. Achei simplesmente maravilhoso! Você tem uma criatividade, sensibilidade com mistura de cores, detalhes...
Amei seu Tabuleiro MDF envernizado de girassois, minha flor preferida, rsrs.

Quanto ao se post, gostei quando falou de MINEIROS, pois, eu sou, com orgulho! Obrigada pela parte que me tocas,rsrs. Mas eu não sou artesã e sim arteira, kkkk.

Acho sua ideia fantástica! Um projeto sem dúvida alguma a longo prazo. Para isso, precisa-se de muita determinação, pois não será fácil a colclusão.

Desejo que você consiga o que almeja, pois precisamos de pessoas assim, como você, com ideias novas, vontade, organização, determinação e persistência. Não o conheço, mas já pude perceber pelo seu blog, que possui algumas dessas qualidades.
Espero vc lá no meu cantinho.
Até... Criatividades da "Tia Ném £ amigas"
Abraços: Tia Ném.

Adelaide Mesquita disse...

Cá estou eu de novo, para lhe deixar a minha opinião!
Claro que acho uma óptima ideia, mas sinceramente não a acho nada fácil de realizar se não tiver ajudas oficiais pois os custos devem ser muito altos.
Eu tenho experiência em feiras no meu ramo profissional e cá em Portugal no sector em que trabalho deixaram de fazer feiras pois os custos eram altíssimos e no fim não compensava o investimento feito.
Espero sinceramente que consiga concretizar o que tem em mente e se precisar de alguma coisa, desde que esteja ao meu alcance, pode contar comigo!
Bjs

profana disse...

Olá
Tive hoje o primeiro contacto com o seu blog. Uma visita rapida.Sobre os seus trabalhos comentarei depois pois o que me chamou à atenção foi a sua ideia da feira. Sou nova nestas andanças dos blogs, inexperiente em participar em feiras, mas visitante assídua das mesmas, por isso conheço alguns artesãos e tenho-me apercebido de como funciona um pouco esse mundo. A ideia é muito boa, mas de realização dificil. Admiro o seu entusiasmo e força de vontade.Desejo que tenha sucesso. Como sugestão deixo um pedido: aposte no verdadeiro artesanato,na qualidade, onde a arte, a técnica,a tradição, a criatividade, a estética e o verdadeiro trabalho artesanal se unem.
Os contactos com as organizações de artesãos podem ser fundamentais, assim como com algumas comissões de regiões de turismo, com as cãmaras municipais depende..
Continuarei atenta ao blog e se tiver alguma ideia....partilho.

Ana

Ribeiro disse...

Olá,
Achei muito interessante a sua ideia, embora gigantesca no que diz respeito acerca da logística, acho que é bem possível concretizar tal projeto.
Deixo aqui um endereço de uma página que eu ajudei a lançar na web ( www.artedopovo.com ) e que tem o chamado "Figurado em Barro". Embora seja uma loja Online, vale a pena mesmo que não seja para comprar, que se perca um pouco de tempo deleitando-se com o que de melhor se produz em barro, madeira ou bordados.
Seria óptimo terem lá alguns destes artesãos ou, só um representante de cada região que levasse um pouco de cada canto de Portugal.
Espero que a minha contribuíção o ajude.
Se necessitar de algum esclarecimento adicional estou disponível

Parabéns pela sua ideia e determinação!

 
BlogBlogs.Com.Br