terça-feira, 13 de julho de 2010

Fondue de Carne Supremo

A este Fondue de Carne, resolvi chamar de "Fondue de Carne Supremo" já que, apesar de se basear no "Fondue Borguignonne" de origem Suiça, leva muito mais ingredientes, diversificados, desde a Carne às Frutas e às Conservas. Algumas dessas frutas poderão ainda ser utilizadas num Fondue de Chocolate como Sobremesa. Se quiserem impressionar alguns convidados especiais, aconselho este prato, já que, além do mais, se torna divertido pois cada um dos convivas prepara o seu próprio prato, mistura de ingredientes ou molhos, num alegre convívio, quiçá um verdadeiro ritual à volta da mesa.
Receita "Fondue de Carne Supremo" (Clique "Ler Mais")
Ingredientes Gerais (para 6 Pessoas)
750 gr. de Carne de Carne do Lombo (Filé Mignon).
350 gr. de Lombinho de Porco.
200 gr. de Peito de Frango.
1 Naco cerca de 150 gr. de Presunto de Parma ou Copa
2 Latas de Salsichas Cocktail Pequenas.
1 Frasco pequeno de Azeitonas Grandes.
1 Frasco pequeno de Pepinos em Conserva.
1 Frasco pequeno de Espargos Brancos.
1 Frasco pequeno de Espargos Verdes.
1 Frasco de Pimentos Assados em Conserva.
5 Rodelas de Ananás (abacaxi) em Conserva.
3 Bananas.
750 cl. de Óleo de Girassol ou Gordura de Côco.
Sal q.b.
5 Pimentas moídas q.b.
Louro q.b.
Alface ou Couve e Salsa para Decorar
Preparação das Carnes e Base do Fondue:
Cortam-se todas as Carnes em Cubos, temperam-se com uma pitada de Sal Grosso, Pimentas Moídas e Folhas de Louro nas Carnes Vermelhas.
Corta-se igualmente o Presunto em cubos sem temperar.
Dispõem-se todos os ingredientes em travessas ou taças grandes forradas com Alface ou Couve e decoradas com ramos de Salsa, em recipientes separados, Carnes, Frutas, Legumes, etc..
Colocam-se na mesa junto com os molhos de diferentes sabores, cada molho no seu pequeno recipiente com uma colher de chá de servir. (a seguir preparação dos molhos).
Molhos:
Todos os molhos que costumo preparar e de maneira a simplificar o processo, consistem numa base de Mayonaise. Normalmente necessito de cerca de 500 ml de Mayonaise para preparação de todos os Molhos.
- 1 - Molho de Mayonaise Simples (em maior quantidade).
- 2 - Molho de Alho - Mayonaise misturada com alho triturado e bem mexido.
- 3 - Molho Tomate - Misture a Mayonaise com Ketchup Tradicional.
- 4 - Molho Picante - Misture a Maynaise com Molho Tabasco Extra Picante ou outro Picante Liquido.
- 5 - Molho Pickles - Pique finamente alguns Pickles, couve flor, cenoura, pimento, etc. e misture com a Mayonaise.
- 6 - Molho Caril (Curry) - Misture bem Pó de Caril e Açafrão à Mayonaise.
- 7 - Molho Requeijão - 1 Parte de Requeijão e Outra de Mayonaise misturados e salpicado com queijo ralado.
- 8 - Molho Iogurte Doce - 1 Parte de Iogurte Natural e 1 Parte de Mayonaise.
- 9 - Molho Verde - Um pouco de Hortelã, Coentro, Cebolinho e Salsa bem picados adicionados à Mayonaise, misturando ainda Alcaparras inteiras.
Este molhos, à base de Mayonaise, são apenas alguns dos que costumo usar, não necessariamente usem todos, apenas os que tenham possibilidade de preparar com ingredientes que tenham em casa. Poderão ainda usar da vossa imaginação e montar molhos diferentes, por exemplo à base de Pimentas, Mostarda, Molho de Soja ou Molho Inglês, etc..
Preparação Aparato de Fondue:
Num aparato próprio para Fondue coloca-se o Óleo a aquecer no fogão, com rodelas de Rolha de Cortiça dentro para que não salpique. Depois de aquecido, enche-se e acende-se a Lamparina do aparato e coloca-se o recipiente de Fondue em cima. Usem garfos de Fondue para espetar e confeccionar as Carnes e os restantes Ingredientes. Aconselho a utilização de pelo menos 2 garfos de Fondue por pessoa na mesa, devidamente identificáveis por cores. Se os convivas forem em número superior a 6, um outro aparato de Fondue completo será necessário, bem como o espaço devido na mesa. E pronto, Cada Conviva vai espetando e cozinhando o seu pedaço de Carne ou Legume e colocando no prato com diversos molhos ou mistura de sua preferência.
Acompanhe com um Bom Vinho Tinto!!!
(Clique na foto para álbum fotográfico ).
Na verdade preparo este Fondue desde sempre que me lembro (talvez desde 1977) inspirado num Fondue fantástico do "Restaurante Angelus" perto de Sesimbra e que frequentei com familiares e amigos desde os meus 16 anos. Inaugurado em 1972. Este restaurante especializou-se em pratos exóticos de onde sobressaem os Fondues de Carne e Mariscos, especialidades em caça fina, leitão assado e cataplanas. Com uma decoração rústica e acolhedora, já lá experimentei uma Cataplana de Cherne que estava simplesmente divinal. O preço é um bocadinho "salgado", para não dizer "muito salgado", mas em contrapartida come-se muito bem, recomendo.

Sem comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br