terça-feira, 13 de julho de 2010

Açorda de Camarão À Minha Moda

Um dos "pratos" de que tenho enormes saudades de Portugal, é a Açorda, especialmente se for confeccionada com pão de trigo alentejano. Aproveite pão caseiro de vésperas e prepare esta Açorda que além de prática é deliciosa demais!!!
Receita "Açorda de Camarão à Minha Moda" (Clique "Ler Mais")
Ingredientes (para 4 pessoas):
1 Kg. Camarão Médio com Casca
½ Pão Caseiro de Dias Anteriores (Pão de Mistura Caseiro, Cacetinho ou Pão de Leite não serve)
1 dl. de Azeite Português
5 Dentes de Alho
3 Ovos
1 Ramo de Coentros
2 Cebolas
2 Tomates.
Sal Grosso q.b.
Pimenta Preta q.b.
Casca de 3 Cebolas
Preparação:
Cozem-se os Camarões numa Panela em Água Abundante temperada com 150 gr. de Sal Grosso e onde se juntam as Cascas da Cebola (para darem cor aos camarões). Assim que a água ferver, retirar após 3 minutos de fervura.
Coam-se num Passador e reserva-se a água da cozedura deixando esfriar um pouco. Descascam-se os Camarões reservando alguns para a Decoração Final.
Corta-se o Pão em Fatias e põe-se de molho na água que cozeu os Camarões.
Picam-se os Alhos e a Cebola finamente que se levam a "Refogar" em Azeite numa Panela Grande ou numa Frigideira "Wook" até alourarem um pouco.
Depois de pelados e escaldados, trituram-se os Tomates no triturador ou passador onde se junta uma pitada de Pimenta Preta.
Junta-se o Tomate ao refogado, mexe-se bem até criar um molho homogéneo e juntam-se os Camarões descascados mexendo sempre bem.
Escorre-se o pão e tritura-se levemente no passador ou triturador juntando-se na Frigideira com os Coentros grosseiramente picados.
Prova-se e rectificam-se os temperos (Sal e Pimenta ou Picante).
Abrem-se os Ovos sobre a Açorda quente envolvendo-os rapidamente com todo o preparado para que cozam na mistura.
Sem deixar cozer muito os Ovos retira-se imediatamente do lume e serve-se no prato decorado com Camarões Inteiros e Coentros Crus.
(Clique na foto para todo o passo a passo fotográfico da mesma).
Nota: As Cabeças dos Camarões poderão ser reservadas e usadas para preparação de Caldo de Camarão natural. (Virei a Publicar esta receita de Caldo a seu tempo).

Sem comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br