quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bacalhau Com Todos (Na Consoada ou Na Páscoa)

Já preparei aqui, por terras brasileiras, e por diversas vezes este "Bacalhau Com Todos", um dos mais simples e deliciosos que preparamos em Portugal, em especial na Consoada de Natal. Aproveitando o Natal que está aí, e recuperando esta receita, aqui vai, especialmente dedicada ao "nosso" amigo Leandro, colega da Cris e ele também um caprichado "cozinheiro" e um bom "garfo"!!!
Receita "Bacalhau Com TODOS" (Clique "Ler Mais")
 
Ingredientes para 4 Pessoas:
4 Postas de Bacalhau Demolhado
4 Batatas Grandes
4 Cenouras
4 Ovos
Couve Portuguesa ou Couve Repolho
Grão de Bico (pré-cozido em lata ou seco demolhado)
4 dentes de Alho
1 Cebola
1 Ramo de Salsa
Sal e Pimenta q.b.
Azeite (português) e Vinagre (de preferência vinagre de vinho) q.b.
Colorau 2 Colheres de Sopa
Modo de Preparo:
No caso de Grão de Bico seco, deve-se demolhar o grão de véspera e cozê-lo até ficar macio. Nesse caso também o grão só deverá ser temperado de sal no final da cozedura. Serve também usar o grão que já vem em latas de conserva que também é muito bom e já está temperado.
Cozer as Batatas e as Cenouras descascadas junto com a Couve temperando com uma pitada de sal grosso.
Cozer as postas de Bacalhau demolhado por 10 minutos após a água levantar fervura. Os Ovos poderão ser colocados a cozer juntos na panela de Bacalhau ou dos legumes, por cerca de 5-8 minutos.
Picar finamente o Alho, a Cebola e a Salsa e colocando-os separadamente em tacinhas ou pratinhos.
Depois de tudo Cozido, colocam-se as Postas de Bacalhau e os restantes Legumes juntos numa travessa com "Todos" e estão prontos a servir com o Azeite e o Vinagre à parte, como os restantes ingredientes de tempêro.
Após Colocados em cada prato coloca-se por cima um pouco de cada um dos Ingredientes de tempero, Alho, Cebola, Colorau, Salsa e Pimenta e rega-se Generosamente com Azeite e um toque de Vinagre. (Há quem prefira "temperar o prato" em primeiro lugar, com todos os temperos e o Azeite e só depois colocar em cima o Bacalhau e os Legumes.)
NOTA IMPORTANTE:
Em Portugal consumimos os Ingredientes de Tempero crus, o Alho, A Cebola e a Salsa. Aqui no Brasil encontrei GRANDE resistência ao consumo de Alho e Cebola em cru, mesmo picados finamente, por isso aconselho a elaboração de um refogadinho em azeite destes dois ingredientes, juntando-se o colorau no final, misturando muito bem e regando sobre o Bacalhau e os Legumes um pouco deste preparado junto com a Pimenta e a Salsa, essa sim servida crua e bem picadinha. O uso deste "molhinho" não dispensa a rega Generosa com mais Azeite e o toque de Vinagre de Vinho.
Observação:
Prato de simples preparação já que todos os Ingredientes Principais são apenas e simplesmente Cozidos em água mas de Paladar Delicioso apesar da simplicidade da preparação.
Conselhos:
Demolhar o Bacalhau numa bacia com água até que fique completamente coberto e pelo menos 16 a 24 horas antes da cozedura (dependendo da grossura do mesmo) trocando a água a cada 4 Horas e deixando a pele do peixe para cima de modo a que o sal se dissolva na água mais facilmente. Durante a noite deixar a bacia dentro da geladeira coberta por um pano.
No caso de utilizar Bacalhau Congelado já demolhado, o mesmo deverá ser deixado a descongelar naturalmente umas 3-4 horas antes da sua preparação, nunca descongelá-lo em micro-ondas.
Deve ser consumido com um BOM Vinho Branco ou de preferência Vinho Verde Branco bem GELADOS!!!

3 comentários:

Angela disse...

Olá Zé, feliz ano novo para vc e sua família. Quantos pratos apetitosos!!! Fiquei com água na boca!!! Beijos e uma ótima semana.

Anónimo disse...

looks very nice and taste!
Kisses.

- disse...

This looks delicious. I especially like the idea of adding the chickpeas which I enjoy very much. I have some haddock so will try this as I am sure it will be very close to the cod. Thanks for sharing your recipe.

 
BlogBlogs.Com.Br