quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mesa Reformada com Falso Azulejo "Motivos Árabes"

Já planeada há bastante tempo esta reforma na nossa mesa de apoio da cozinha, onde costumamos fazer nossas refeições e que agora resolvemos colocar "mãos à obra", um trabalho a dois, com a minha preciosa assistente e esposa Cris. Uma mesa bastante antiga, que meu sogro fez quando se casou, há 45 anos, e que estava bem disfarçada coberta por uma toalha que escondia as marcas do tempo.
Na sequência de 2 quadros que fiz com motivos de azulejos árabes, e que minha "cara metade" gostou muito, trabalhei e planeei em desenho estes motivos, transformados em "painel" com "faixas" laterais. A própria mesa, bastante irregular na superfície e nas dimensões de esquadria, teve que ser "lixada", "regularizada com massa betuminosa", "lixada" de novo e finalmente pintada nas laterais e revestida no tampo e bordas, bem como aplicadas 3 camadas de verniz acetinado impregnante".
Próximo passo, já orçamentado, cobri-la com um vidro translucido "biselado" (bisoteado) de 5mm para conferir a protecção final ao uso corrente que lhe vamos dar. Deixo-vos aqui o resultado que muito nos satisfez e que iremos aplicar também nos nossos "banquinhos" de bar.
Mesa Antes de Ser Reformada e Preparação Com Lixa em Toda a Superfície.
Aplicação de "Massa Regularizadora Betuminosa" e Pintura da Mesa efeito Patina com Verniz à Cor Pretendida.  Detalhe do Pé.
Mesa Preparada após passagem de Lixa. Plano de Colagem e Folhas Prontas à "Decoupage".
Resultado Final Após Colagem de Motivos e Envernizamento. Detalhe dos Motivos em Desenhos de Azulejo Árabe.

38 comentários:

Anónimo disse...

beautiful work dear frend!!!
Kisses from Croatia.
Zondra Art

Soraia disse...

Que trabalho lindo e gratificante!!
Adorei o apreço a sua ajudante, ehehehehe...
Abraços aos dois!

Bianca disse...

Nossa, ficou ótima! Arrasou na reforma!!
Abraço!

eda disse...

Esto es genial, me encanta como te ha quedado, felicitaciones por tu obra!!

Luciana Araujo disse...

Muito lindo..como tudo que faz
Parabéns!!! Bjs Luciana

Faniquito disse...

Isso é que é uma bela parceria luso-brasileira !!!

Eu amei a recuperação da mesa .Deu trabalho mas valeu super a pena. Adoro móveis antigos, costumo brincar que são de madeira de verdade.hehehe

Parabéns a dupla que tem bom gosto :)

Beijinhos

Ana

Maria Tavares disse...

Olá Zé

Este é um daqueles trabalhos que dão gosto! A mesa está linda! Parabéns à dupla :)

Beijos
Maria Tavares

Linda disse...

Olá Zé!
Que bonita que ficou a mesa! Parabéns aos dois fizeram um belo trabalho.
Um abraço
Linda

Alfa & Ômega disse...

Olá, Nossa, sua mesa está linda! Parabéns a vc e a Cris. Ganhei uma escrivaninha e estou sem inspiração de arregaçar as mangas. O que vcs me sugerem? Ela está no quarto de minha neta e os móveis tem pátina clara. Pensei em outra cor contrastante, mas a inspiração não chega. Podem me sugerir algo? Abração!

Anónimo disse...

Que beleza de trabalho Zé!
Parabéns!
bjs.

Unknown disse...

Oi Zé
Ficou linda, adorei, tenho uma mesa velha aqui em casa, de madeira pura, pesada, vc me deu uma idéia de como reformar minha mesa. Obrigada e Partabéns.
Beijos.....

Duendes disse...

ola Zè acabo de encontrar o seu blog e achei muito interessante lindo o seu trabalho.Parabens.se desejar deixo o convite para vir conhecer os meus amores ok.te saluto.
(terradeduendes.blogspot.com)

V.Passos disse...

Olá!

Valeu a pena o trabalho. A mesa ficou sensacional. Parabéns!

Beijinhos e bom fim de semana

Soraya disse...

A mesa ficou linda!
parabéns pela criatividade !
Um abraço
Soraya

MariHelen Artesanato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Ficou perfeito! Lindo trabalho!
Agora sim, sou sua seguidora...não conseguia de jeito nenhum, minha net é muito lenta.

Tenha um ótimo fim de semana!

xandartes disse...

Uaauh,lindo,deve ter dado trabalho mas valeu a pena está fabulosa.Bela dupla,parabens aos dois pelo magnifico trabalho.Jocas

Magia da Inês disse...

Olá, amigo Zé!
Mas... sua criatividade é o máximo!!!
A mesa ficou muito linda!
Sabe?
Gostaria de conhecer o poema do fado: "por falta de uma andorinha não acaba a primavera!"
Se você tiver a letra dele você me envia?
Um bom fim de semana, cheio de tudo de bom para você e sua cara metade.
Muitas alegria e felicidades aos dois!!!
Beijinhos.
Itabira.
Minas.

MariHelen Artesanato disse...

Nossa!!!!!!!Que coisa mais linda!!!!Valeu a pena todo este trabalho, voces dois estão de parabéns!!!!
Abraços e um colorido final de semana.

Deni disse...

Olá amigo,que show que ficou a mesa,parabéns pela arte.Admiro muito esse tipo de trabalho também,em breve estarei postando mais trabalhos desse tipo.Bom fim de semana,abraço.

Celena disse...

Olá Zé, que trabalho lindo...estou fazendo um trabalho em mosaico numa mesa ...não vejo a hora de acabar e mostrar a todos...e claro vou querer sua opnião sobre meu trabalho..vc é "o cara"...rsrsrs...bjoca.

José Maria Lobato disse...

Zondra,,, Thanks for the visit and words my distant friend, it is gratifying to have your visit here!! Portuguese kisses from Brazil to Croatia,,,


Soraia,,, a minha “ajudante” acima de tudo é minha musa inspiradora!! Agradecemos ambos suas visitas e comentários,,, abraçooooo


Bianca,,, muito bom ter sua constante visita por aqui, obrigado, abraçoooo

José Maria Lobato disse...

Eda,,, eu que agradeço a visita de tão distante amiga de que, sou admirador, beijossss


Luciana,,,, muito obrigado cara amiga, você é especial!


Ana Faniquito,,,, engraçada essa sua analogia à “madeira de verdade” cara “patrícia”,,, e é com prazer que a recebo aqui, beijocassss

Isaura disse...

Que trabalho lindo Zé, adorei.
Bjs
Isaura

Cajas y algo mas! disse...

Oi Zé! nossa, só fiquei ausente um par de semanas e voce tem um monte de trabalhos novos! parabens! adorei a mesa, adorei mesmo. E tambem gosto muito de trabalhar com stencil, mais ainda nao criei couragem de trabalhar em paredes. Zé, boa semana pra voce.
Abrazos
Esther

Unknown disse...

Amigo Zé, valeu o trabalho da reforma desta mesa.
Ficou um trabalho espetácular.
Parabens pelo talento.
Bjs

José Maria Lobato disse...

Maria Tavares,,, deu muito gosto mesmo fazer este trabalho cara amiga, muito especialmente por ter sido feito a dois,,, vamos repetir com certeza,,, obrigado pela visita, beijosssss


Linda,,,, que bom gostou da mesa cara amiga,,,, quando a colocarmos no seu local definitivo depois mostramos, ok??? Abraçoooos,,,


Maria Luiza,,,, bem cara amiga, sugerir algo para reforma da sua escrevaninha é meio complicado, sem saber como ela é nem que materiais ou ferramentas a amiga tem disponível,,,, estou certo que com o seu bom gosto e preserverança fará um óptimo trabalho,,, abraçossss

José Maria Lobato disse...

Maria Tavares,,, deu muito gosto mesmo fazer este trabalho cara amiga, muito especialmente por ter sido feito a dois,,, vamos repetir com certeza,,, obrigado pela visita, beijosssss


Linda,,,, que bom gostou da mesa cara amiga,,,, quando a colocarmos no seu local definitivo depois mostramos, ok??? Abraçoooos,,,


Maria Luiza,,,, bem cara amiga, sugerir algo para reforma da sua escrevaninha é meio complicado, sem saber como ela é nem que materiais ou ferramentas a amiga tem disponível,,,, estou certo que com o seu bom gosto e preserverança fará um óptimo trabalho,,, abraçossss

José Maria Lobato disse...

Fátima,,,, agradecendo sua sempre preciosa visita e palavras, beijinhossss


Nila,,, fico bem contente em saber que pelo menos o nosso trabalho poderá servir de inspiração à reforma de sua mesa,,,, depois mostra-nos o resultado??? Aguardo que sim,,,, beijossssss


Duendes,,, eu que agradeço a visita e espero volte aqui mais vezes, será um prazer!!! Com certeza irei olhar atentamente seu blogue,,,, saludossss

José Maria Lobato disse...

Virginia,,, que bom gostou do nosso trabalho, obrigado pelo apoio cara amiga,,, Beijosssss


Soraya,,, agradecendo sempre suas assíduas visitas e apoio cara amiga,,, abraçossss


Paula,,, bem, com net lenta ou não, ou que conta é ter sua visita, que agradeço com reconhecimento,,,, apareça sempre, será bem-vinda,,, abraçooooo

José Maria Lobato disse...

Xana,,,, sem dúvida que deu trabalho esta mesa cara amiga, mas quase nem demos por isso, tal a vontade em vermos o resultado final!! Obrigado pela visita, você é uma amiga especial, sem dúvida!!! beijokssssss


Inês,,,, com certeza e com prazer lhe enviarei o poema desse fado de que também gosto muito,,,, lá no su Blogue o publicarei, ok???? Beijinhos Lusitanos


MariHelen,,,, vindo de suas artistas que admiramos como vocês, esse sincero elogio deixa-me emocionado, obrigado,,,, abraçosssss

José Maria Lobato disse...

Deni,,, agradecendo a visita e comentário e ficando na expectativa de exibição desses seus trabalhos,,, abraçooooo


Celena,,, desde já muito obrigado pela visita, acompanharei também seus trabalhos atentamente, pode crer!!! Beijokssss


Isaura,,, e eu espero ter sempre sua carinhosa visita por aqui, sinta-se em casa, obrigado, beijossss


Esther,,,, coragem creio ser algo que não lhe falte cara amiga,,,, estou certo que quando decidir deitar “mãos à obra” na técnica do stencil o resultado será brilhante como todos seus trabalhos!!! Saludos,,,


Isabel Silva,,, eu que agradeço seu apoio e suas assíduas e queridas vistas, obrigado amiga,,,, beijokssss

Elsa disse...

Zé, esta mesa ficou lindissima, tu e a tua "assistente" estão de parabéns, está um optimo trabalho!
Um abraço e bom fim de semana.
Elsa

Fazemos de Conta disse...

Zé que maravilha de trabalho! Estou sem palavras, pois já disseram quase tudo. A equipe funcionou muito bem. Parabéns aos dois.
Lúcia

Álbum da Artesã disse...

Uau ficou linda!
Que bom que me visitaste e deixaste um recadinho para eu vir aqui e me encantar.
Inté.

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Zé

Obrigada pela visita e pelo comentário no meu blog.
Vim conhecer o teu e adorei, apesar de não ter tempo de ver tudo. Gosto muito de bricolage e fiquei encantada com os trabalhos que vi e com a conjugação da bricolage e das artes decorativas tens aqui trabalhos 5*****.
Beijinhos
Helena

Anónimo disse...

Что подарите маме и девушке на 8-е марта?

Anónimo disse...

It is very helpful!

 
BlogBlogs.Com.Br